Como a crise climática está abalando a petroleira Saudi Aramco

Saudi Aramco

A subida do nível do mar é uma séria ameaça para a solvência financeira da maior empresa petrolífera do mundo, a Saudi Aramco,  revela uma nova investigação.

Um relatório divulgado nesta semana pelo grupo de investimento Callendar, sediado em Paris, revela que os níveis do mar perto de algumas das infraestruturas críticas da refinaria de petróleo da Saudi Aramco podem subir 13 centímetros até 2030, potencialmente inundando as instalações e danificando equipamentos.

Neste fim de semana, funcionários da Aramco anunciaram planos e preços finais para o planejado IPO da empresa, reduzindo seriamente a avaliação inicial e dizendo que ofereceriam a venda da maioria das ações a corretores locais.

No mês passado, grupos ambientais internacionais enviaram uma carta aos líderes dos principais bancos de investimento alertando que a subscrição da IPO acirraria um sentimento de “ultraje público” por conta de Wall Street continuar a investir em combustíveis fósseis.

Os executivos dos bancos “foram enganados por sua própria ganância ao pensar que, em uma era de grande preocupação com a mudança climática, ainda poderiam atuar como bandidos neste acordo, ignorando as preocupações sobre o histórico de direitos humanos do governo saudita e seus objetivos de expansão da produção de petróleo e gás”, disse Patrick McCully, diretor da Rainforest Action Network, ao The Independent.

 

ClimaInfo, 22 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)