Estudo mostra que uma Zona Franca sustentável é possível

soluções sustentáveis para a Amazônia

Em meio ao vácuo de propostas governamentais de soluções sustentáveis para a Amazônia, um estudo do Instituto Escolhas mostra a viabilidade de um programa de estímulo econômico para a região Norte com base em quatro áreas: bioeconomia, implantação de um polo de transformação digital, ecoturismo e piscicultura.

O estudo prevê que as ações criariam 100 mil empregos diretos na região da Zona Franca de Manaus com investimentos público e privado de apenas R$ 7 bilhões em dez anos. Atualmente, o subsídio ao polo industrial de Manaus, com forte presença dos setores mecânico, eletrônico e metalúrgico, soma cerca de R$ 25 bilhões ao ano, 8% do concedido a todo o país.

A ideia é propor uma “redivisão do bolo de recursos no país sob uma nova ótica”, diz o advogado Sérgio Leitão, diretor-executivo do instituto. “O custo que a Zona Franca de Manaus cobre hoje é para trazer insumos de fora. É um contrassenso estimular para fora numa região cujo crescimento econômico foi retardado em relação a outras áreas.”

Segundo a Folha de S. Paulo, o estudo foi exposto em comissão sobre estímulos regionais da reforma tributária em outubro e, nesta semana, ao Ministério da Economia.

 

ClimaInfo, 22 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)