As indulgências e o mercado de carbono

indulgências

“Desde a época em que a Igreja Católica vendia indulgências para reduzir o tempo no purgatório, não houve um mercado tão florescente de perdão de pecados. Graças às mudanças climáticas, uma série de organizações está oferecendo o plantio de árvores para absolvição da culpa pela contínua emissão de gases de efeito estufa. Basta comprar os créditos de carbono como compensação.”

Assim começa o artigo de Camila Cavendish no Financial Times que toma como exemplo o anúncio da companhia aérea EasyJet que oferece a compensação das emissões de seus passageiros mediante uma taxa de £1 por passagem. Camila se mostra bastante desconfiada das empresas que estão usando o mercado de carbono sem se preocupar se há realmente uma redução de emissões por trás de cada crédito: “É muito mais fácil comprar um crédito de carbono do que verificar a redução – especialmente se ela ocorre em outro continente e pode ter acontecido de qualquer maneira.”

O artigo termina com um conselho: “Aqueles de nós que buscam a redenção planetária devem reduzir sua pegada de carbono ao invés de depender de intermediários que podem ou não plantar as árvores. O caminho para o inferno, se bem me lembro, está cheio de boas intenções.”

 

ClimaInfo, 26 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)