Bolsonaro pode liberar exportação ‘in natura’ de madeira nativa da Amazônia

Bolsonaro madeira nativa

Bolsonaro disse no sábado (23) que pode liberar a exportação de troncos de árvores nativas da Amazônia, o que hoje é ilegal: “Talvez dependa do parlamento uma medida como essa. O Ricardo Salles vai me dar a palavra final na semana que vem (…) É melhor você exportar de forma legalizada do que, de forma clandestina, continuar saindo do Brasil”.

Segundo o Estadão, a possibilidade surgiu após o Ibama ter sido procurado pelo Fórum Nacional de Base Florestal, formado por 24 instituições do setor madeireiro, além do deputado do PSL no Mato Grosso, Xuxu Dal Molin.

Segundo matéria da Folha, a ideia seria liberar apenas a extração das árvores que estejam dentro dos chamados planos de manejo, áreas de reservas florestais que o governo teoricamente fiscaliza, mas que na prática têm muitos problemas.

Além de ser um retrocesso na agregação de valor dos produtos exportados, a ideia dificulta a fiscalização. Hoje sabe-se que é proibida a exportação de qualquer madeira nativa in-natura. A fiscalização da exportação desta madeira será dificultada pelos diversos truques hoje usados para “lavar” a madeira obtida fora dos planos de manejo florestal.

 

ClimaInfo, 25 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)