Carvão: reduções recordes em países desenvolvidos

carvão reduções

Enquanto o carvão aumenta sua presença nos países em desenvolvimento, vai saindo de cena nas nações desenvolvidas, segundo relatório do Carbon Brief noticiado pela BBC. O relatório estima uma queda de 3% – o que representa uma redução de 300 terawatt-hora – que seria superior à energia gerada a partir de carvão na Alemanha, na Espanha e no Reino Unido juntos. Reduções recordes no uso de carvão em países desenvolvidos, incluindo EUA, União Europeia e Coreia do Sul, podem sinalizar o início do fim dessa indústria, diz o relatório, que é baseado em dados do setor de energia de todo o mundo nos primeiros sete a 10 meses do ano. Mas os autores alertam que, mesmo com esse declínio, o uso e as emissões de carvão permanecem muito superiores ao nível necessário para manter a temperatura global subir abaixo de 2°C.  Outro alerta: é muito cedo para dizer se a desaceleração global no consumo de carvão em 2019 é o início de uma tendência de declínio ou um ponto fora da curva.

As carvoeiras norte-americanas foram as que sentiram mais o baque, apesar dos esforços vigorosos do presidente dos EUA, Donald Trump. Oito empresas de carvão dos EUA entraram em falência este ano, incluindo a Murray Energy, a maior empresa privada de carvão do país.

O relatório constata que houve uma reviravolta acentuada na Índia, onde a produção de energia do carvão está em vias de cair pela primeira vez em pelo menos três décadas.

 

ClimaInfo, 27 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)