Nova presidente da Comissão Europeia promete combater as ameaças climáticas e estimular o crescimento

Comissão Europeia Ursula von der Leyen

Segundo informa a Reuters, a nova presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, usou seu discurso de vitória no Parlamento Europeu para prometer “intensificar a luta contra as mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, expandir o crescimento econômico”. Ela disse: “Não temos tempo a perder na luta contra as mudanças climáticas (…) Será necessário um investimento maciço”.

Em outro artigo, a Reuters cita a nova presidente dizendo que a mudança climática apresenta riscos “existenciais”. Mas o The Guardian observa que o Partido Verde “não se convenceu com o radicalismo da abordagem de von der Leyen” e absteve-se na votação do Parlamento Europeu que aprovou a sua nomeação.

A EurActiv disse que von der Leyen assinalou a política climática como a “nova estratégia de crescimento” da Europa.

O Politico informa que von der Leyen começará o mandato “com uma viagem à Conferência das Nações Unidas sobre o Clima”, em Madri, na próxima 2ª feira, seu primeiro dia de trabalho no cargo, e cita uma fala da nova presidente: “Sinto que é muito importante que a Comissão Europeia esteja representada em Madri com o European Green Deal, que começa agora”. Segundo um outro artigo do Politico, von der Leyen disse que o investimento em inovação deve aumentar para evitar que a UE fique atrás de concorrentes como os EUA e a China.

 

ClimaInfo, 29 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)