O que esperar da China na COP25

china na COP25

Comentando o papel que a China deve desempenhar na COP25, o South China Morning Post diz que o país se comprometeu anteontem a “assumir a liderança para garantir que um acordo-chave sobre mudanças climáticas globais possa ser colocado em prática”. No entanto, o jornal cita especialistas observando que o papel da China como maior emissor, maior país em desenvolvimento e 2ª maior economia global “complicou a liderança de Pequim nas negociações multilaterais”.

De acordo com o artigo, o vice-ministro do Meio Ambiente, Zhao Yingmin, disse que “o maior problema dos esforços multilaterais para o combate à mudança climática tem sido a falta de vontade política dos países desenvolvidos (…) para ajudar o mundo em desenvolvimento a enfrentar a mudança climática e outras questões relacionadas”.

O artigo acrescenta: “Outra questão-chave na COP25 é a finalização das diretrizes de implantação do Acordo de Paris (…) Entre essas questões não resolvidas está o funcionamento de um sistema de comércio global de cotas de emissão de gases de efeito estufa”.

Em tempo: Segundo o Hill, a China já cumpriu a meta de redução das emissões de CO2 por unidade de PIB prometida para 2020.

 

ClimaInfo, 29 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)