PF descarta envolvimento de ONG nos incêndios no PA

ONG nos incêndios no Pará

Fontes ouvidas pelo The Intercept descartam a participação de ONG nos incêndios no Pará e seguem investigando fazendeiros locais como principais suspeitos. Desde o final de agosto, a Polícia Federal trabalha para descobrir os responsáveis pelo “Dia do Fogo” na Amazônia. A investigação vai no caminho oposto ao da operação da polícia civil do Pará.

Ainda de acordo com o The Intercept, procuradores estranharam as prisões dos brigadistas desta semana e disseram que, desde 2015, investigações federais “apontam para o assédio de grileiros, ocupação desordenada e para a especulação imobiliária como causas da degradação ambiental em Alter do Chão”.

A reportagem informa que, apesar de insistentes pedidos, inclusive formais, as autoridades do Pará se recusaram a compartilhar sua investigação com os policiais federais. A PF também foi atacada na região: um carro descaracterizado no qual policiais federais viajavam pela rodovia transamazônica foi alvejado por um tiro disparado de uma viatura da polícia militar local. O caso foi relatado à cúpula da corporação, segundo apuração do site.

 

ClimaInfo, 29 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)