Começa Conferência do Clima, a COP25 

Começa COP25

Começa hoje em Madrid a 25ª Conferência das Partes da Convenção do Clima, a COP25, sob a presidência do Chile. No Valor, Daniela Chiaretti escreve que a reunião começa “com a missão de discutir aumento da ambição das metas de corte de gases-estufa e dos financiamentos climáticos de um lado, e concluir o livro de regras do Acordo de Paris de outro.” A reunião começa, também, sabendo que os EUA formalizaram sua intenção de sair do Acordo – o que pode vir a acontecer daqui a um ano, caso Trump se reeleja. E que a guerra comercial entre Trump e a China pode estar pressionando este último a ralentar a penetração das fontes limpas e reacender as caldeiras a carvão.

Daniela segue: “O secretário-geral da ONU, António Guterres, tem dito que a COP25 é sobre ‘ambição, ambição, ambição’. Ele deve pedir novamente que não se inaugurem novas térmicas a carvão a partir de 2020, que os subsídios aos combustíveis fósseis sejam abandonados (calcula-se que estejam em torno a US$ 5,1 trilhões), que os países melhorem as metas climáticas para 2020 e os planos de neutralidade em carbono para 2050.”

Em tempo 1: O que esperar da COP25? Neste link você encontrará um briefing elaborado pelo ClimaInfo para a imprensa brasileira sobre o que esperar de Madrid. E, neste outro, você encontrará um documento sobre o que o Observatório do Clima espera da COP. O Climainfo acompanhará de perto tudo que acontecerá na COP.

Em tempo 2: O Brasil sediaria a conferência, mas Bolsonaro refugou antes mesmo de tomar posse. Ela foi remarcada para o Chile, mas o presidente Piñera, frente aos violentos protestos do mês passado, cancelou sua realização em Santiago. Foi parar em Madri.

 

ClimaInfo, 2 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)