A COP25 começa com discursos fortes

António Guterres COP25

Na abertura da Conferência do Clima, o secretário geral da ONU, António Guterres, trovejou: “Todos os maiores emissores precisam fazer mais. Sem o engajamento dos países que mais emitem, todos nossos esforços serão em vão”. E continuou: “Se não mudarmos urgentemente nosso modo de vida, colocamos a própria vida em risco”.

Hoesung Lee, presidente do IPCC, ressaltou o desafio climático: “Nossas avaliações no IPCC mostram que, para estabilizar a mudança do clima, é preciso que as emissões de gases de efeito estufa comecem a atingir seu pico a partir do ano que vem. Só que as emissões continuam aumentando, sem dar o menor sinal de que começarão a cair. Estamos claramente em uma crise.”

As falas saíram na edição europeia do Politico.

O South China Morning Post trouxe outra frase de Guterres: “Contenha a mudança do clima ou desista. Será que realmente queremos ser lembrados como a geração que enfiou a cabeça na areia, que brincou enquanto o planeta queimava?”

O Financial Times também falou da abertura da Conferência, quando China e Japão, que deveriam estar fazendo muito, foram apontados como retardatários climáticos. Sem falar nos EUA que Trump prometeu retirar do Acordo. O Inside Climate News replicou a matéria.

Vale ler as matérias que saíram no Al Jazeera, The Guardian e na edição brasileira do El País.

 

ClimaInfo, 3 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)