Direto da COP

Greta na COP25

Greta na COP: A jovem ativista sueca, Greta Thunberg, chegou a Lisboa ontem, depois de nova travessia do Atlântico em um veleiro. Perguntada sobre as declarações de Bolsonaro que relacionaram Leonardo DiCaprio com queimadas na Amazônia, ela respondeu que “se quem está no poder está criticando, é uma prova que os ativistas estão causando o impacto que precisam para começar grandes mudanças.” A notícia saiu no Jornal Hoje que falou, ainda, sobre os relatórios da Organização Mundial da Saúde (veja a 9ª nota, abaixo) e o da Organização Meteorológica Mundial.

Brasil ganha o primeiro Fóssil do Dia: A Rede de Ação Climática (Climate Action Network-CAN, rede que congrega 1300 organizações ambientalistas de todo o mundo) tem o irônico hábito de “homenagear” países e autoridades que se esforçam para aumentar o aquecimento global. Em seu twitter, a CAN postou que “o primeiro ‘Fóssil do Dia’ da COP 25 vai para o Brasil, por culpar a sociedade civil pelas queimadas na Amazônia; o Japão, por seu contínuo vício e expansão do [consumo de] carvão; e o primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, por aproveitar um jogo de críquete enquanto queimadas devastavam a Austrália, negando o vínculo delas com a mudança climática”. O Globo também deu a notícia.

Perdas e danos: A parte das negociações mais travada é a que trata das perdas e danos de países e populações atingidas pelas mudanças climáticas, mas que têm quase nenhuma responsabilidade pelo que está acontecendo. O exemplo mais gritante são os pequenos países insulares do Pacífico que, se o mar continuar subindo, deixarão de existir enquanto entidade geográfica. O que fazer com essas populações e como começar a compensá-las por um desastre que não deveria ser seu? A Climate Change News dá um panorama desta discussão.

 

ClimaInfo, 4 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)