Mudança do clima levará 100 milhões à pobreza em 2030

mudança do clima pobreza

A mudança do clima está ocorrendo mais rápido e com mais força do que jamais se imaginou, o que pode colocar mais de 100 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza em 2030 e levar um número similar a migrar em 2050. A subnutrição será o maior risco de saúde provocado pelo aquecimento da temperatura. A transformação necessária na economia tem que ocorrer não apenas na geração de energia, mas também na produção de alimentos.

Dani Chiaretti relata no Valor e no Globo uma apresentação feita na COP25 do relatório 10 New Insights in Climate Science 2019, compilado pelas maiores redes de cientistas ambientais do mundo, a Future Earth e a The Earth League. O estudo resume e coloca foco nos avanços científicos mais recentes dos últimos 12 meses. É o 3º ano em que é lançado, sempre com o objetivo de tornar claro para políticos e formadores de opinião o que está acontecendo com a mudança do clima e quais são os principais desafios.

Segundo o cientista sueco Johan Rockström, um dos autores, “os estudos científicos mais recentes mostram que os aumentos da temperatura e do CO2 reduzirão também a qualidade nutricional da comida (…) Não só o aquecimento global causa secas e inundações que afetam as culturas, mas deteriora a qualidade dos alimentos.”

“2019 foi um ano ruim para o sistema climático no mundo e para a humanidade. Temos mais evidências do que nunca dos impactos que estão atingindo comunidades no mundo inteiro e dos riscos à frente. Sim, estamos ficando sem tempo para agir”, disse Rockström.

A apresentação do relatório feita na COP25 pode ser baixada neste link.

 

ClimaInfo, 9 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)