Quem Somos

O Instituto ClimaInfo surge com o objetivo de oferecer um ambiente livre de especulações e fake news sobre mudanças climáticas para contribuir com um debate produtivo, baseado em fatos e dados reais, sobre ações e políticas para a mitigação e a adaptação às consequentes mudanças climáticas globais.

 

No ClimaInfo você encontrará notícias, estudos e pesquisas sobre os vários temas relacionados às mudanças do clima,  além de entrevistas, análises e verificações de fatos. Além do site, mantemos boletim diário com o resumos diário das principais notícias publicadas na imprensa. Para receber, clique em Assine ↑ e insira seu email.

 

Trabalhamos para produzir artigos e gráficos claros e baseados em dados para ajudar a melhorar a compreensão do tema – tanto da ciência do clima quanto da política de resposta pública.

 

O Instituto ClimaInfo é uma organização sem fins lucrativos filiada ao Global Strategic Communications Council (GSCC), uma rede internacional de profissionais de comunicação do campo do clima e da energia.

 

CONSELHO DIRETOR

 

Ana Toni é diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade (ICS). Foi diretora da Fundação Ford BR, da ActionAid BR e presidente do Conselho do Greenpeace Internacional. É economista pela Universidade de Swansea, mestre em Política da Economia Mundial pela London School of Economics e doutora em Ciência Política pela UERJ.

 

Miriam Dualibi é jornalista, presidente do Instituto ECOAR para a Cidadania, conselheira do Fundo Paulistano de Reciclagem e da Alampyme BR e a principal parceira no Brasil do Center of Ecoliteracy de Berkeley, Califórnia.

 

 

Paulo Adario é jornalista e estrategista sênior do Greenpeace Internacional. Recebeu em 2011 o prêmio da ONU “Heróis da Floresta”, título concedido pelo Secretariado do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas. Paulo é pioneiro de uma campanha que busca evitar o desmatamento na Amazônia, além de sugerir soluções sustentáveis para a região.

 

CONSELHO FISCAL

 

Aurélio de Andrade Souza é engenheiro especializado em energia solar, pesquisador da Universidade de São Paulo e empresário. Foi consultor e colaborador de várias instituições como o BID, USAID, GIZ, Departamento de Energia dos EUA, PETROBRÁS, Canadian Solar Inc., Fundação do Chile, WWF, Banco Mundial, MME-BR e governos de Angola e Moçambique.

 

Cristina Sancini é administradora e consultora em administração e finanças. Já foi diretora financeira do Instituto Ekos Brasil e CFO da Geoklock Consultoria Ambiental.

 

 

 

Rubens Ferreira é Auditor de SGI / Sustentabilidade do Bureau Veritas Certification. Tem sólida experiência nas áreas de Qualidade, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade, com carreira desenvolvida em multinacionais do setor de minerais não metálicos, auditoria e treinamento e certificação ambiental.

 

 

EQUIPE

 

Célia Mello é psicóloga, tradutora, revisora e designer de imagens. É responsável pela tradução de textos e criação de conteúdo e imagens para as redes sociais do Instituto.

 

 

 

Délcio Rodrigues é físico, empresário e diretor executivo do Instituto ClimaInfo. Ex-diretor executivo do Instituto Ekos Brasil, assessor especial da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente, Global Team Leader do Greenpeace Internacional, Diretor de Campanhas do Greenpeace Brasil, Coordenador do Instituto Akatu para Consumo Responsável e Analista de Planejamento Energético nas empresas Jaakko Pöyry e CESP.

 

Rita Silva é formada em Jornalismo e possui experiência em Marketing e Assessoria de Imprensa. Nos últimos anos tem se dedicado exclusivamente a assuntos relacionados a mudanças climáticas.

 

 

Shigueo Watanabe Jr é físico, consultor nas áreas de carbono e energia e pesquisador do Instituto ClimaInfo. Foi diretor no Instituto Escolhas e no Ibope Ambiental. Desenvolveu projetos de carbono para a Orbeo, One Carbon, Geoklock e Lumina. Faz parte do Comitê Técnico da Gold Standard Foundation. Foi fundador da Abraveri, associação de empresas de auditoria de inventários de emissões.

 

Silvia  Dias é diretora de comunicação do Instituto Climainfo.  Tem 30 anos de experiência em comunicação corporativa. Tem acompanhado  presencialmente as negociações climáticas da ONU desde 2009. Também foi observadora da sociedade civil nas negociações da Rio+20.