Aquecimento global ou mudança climática?

Jonathon Schuldt faz essa pergunta em um artigo para o The Hill. O motivo do artigo foram as recentes pesquisas de opinião junto aos norte-americanos feitas para avaliar se estes acreditavam e, caso positivo, o quanto sabiam e o que deveria ser feito a respeito. Schuldt comenta a pesquisa da Yale que usou a expressão “aquecimento global”, mas publicou os resultados usando a expressão “mudança climática”. Ele então traz o resultado de outra pesquisa, desta vez feita com Republicanos. A maioria acredita que a “mudança climática” é real, mas não o “aquecimento global”. Schuldt acha que, como a expressão “aquecimento global” foi majoritariamente usada até 2010, a rejeição ao termo é maior.

Em todo caso, para Schuldt, “aquecimento global tipicamente se refere ao aumento das temperaturas médias globais na superfície, enquanto que a mudança climática inclui um leque maior de alterações ligadas às emissões de gases de efeito estufa pela queima de combustíveis – incluindo a acidificação dos oceanos, o aumento do nível do mar e a migração em massa de espécies, para citar algumas”.

Vale comentar que a mudança do clima é provocada por outros fenômenos além da queima de combustíveis, como o desmatamento de florestas tropicais e o processo digestivo de ruminantes. E também vale comentar que o aumento do nível do mar é consequência do aquecimento global.

 

Boletim ClimaInfo, 7 de fevereiro de 20019.

x (x)