Ministro só recebe quem é ‘bem-educado’ e continua sem saber que o clima mudou

7 de fevereiro de 2019

O ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, bloqueou ONGs da sua conta no Twitter dizendo que estas estavam bagunçando. Ontem, ele disse que só concederia audiência a ONGs sérias e explicitou as que ele considera mal-educadas. Salles disse à jornalista Ana Carolina Amaral, da Folha, que “as organizações que ligarem e agendarem uma reunião para discutir uma pauta serão recebidas. Mas você não pode ir na internet dizer que sou burro, incompetente e depois querer vir aqui; isso não é ter uma boa relação.” Ana Carolina ouviu Carlos Rittl, do Observatório do Clima (OC), candidato a não ser recebido por Salles: “Sempre fomos muito críticos e cobramos de todos os governos, mas sempre tivemos por parte deles a abertura ao diálogo, mesmo nos momentos em que as diferenças nas decisões e posições de governo em relação às nossas recomendações eram muito grandes.” Salles não deve ter goOntem, ele disse que só concederia audiência a ONGs sérias e explicitou as que ele considera mal-educadas. Salles disse à jornalista stado de ter suas declarações conferidas pelo Agromitômetro do OC, já que elas oscilaram entre “falácias” e “meias verdades”.

Nasce, assim, uma nova categoria de servidores públicos: os que só atendem o público “bem-educado”.

As frases que Salles comete em entrevistas estão com prazo de validade cada vez menor. Na segunda-feira ele disse ter coisa mais importante com que se preocupar do que com a mudança do clima, que não passa de uma discussão acadêmica de algo que acontecerá daqui a 500 anos. Já ontem, a Nasa (Agência Espacial Americana), a Noaa (Agência Nacional de Oceano e Atmosfera dos EUA), o Met Office britânico e a OMM (Organização Meteorológica Mundial), mostraram que o ano passado foi o quarto ano mais quente dos registros, só perdendo para os três anteriores (2015-17) por conta do forte El Niño daqueles anos. O ministro faria melhor falando menos e usando o tempo ganho para estudar um pouco.

 

Boletim ClimaInfo, 7 de fevereiro de 20019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar