O colapso da população de insetos levará ao colapso da vida como conhecemos sobre a Terra

Os insetos estão na base da pirâmide alimentar de quase toda a vida na Terra. Elimine os insetos e muitos peixes, répteis e pássaros desaparecem. E os outros peixes, répteis, pássaros e mamíferos que se alimentam destes primeiros. Plantas que dependem de insetos para polinização também se vão. Em suma, a vida sobre o planeta, tal qual a conhecemos, marcharia a passos largos para uma extinção.

E é isto que está começando a acontecer, de acordo com a primeira grande revisão científica sobre a população de insetos no mundo. O trabalho que acaba de ser publicado pela revista científica Biological Conservation mostra que mais de 40% das espécies de insetos estão ameaçadas de extinção.

– Dentre os mais afetados estão borboletas e mariposas, vespas (Lepidoptera); abelhas e formigas (Hymenoptera); besouros e joaninhas (Coleoptera).

– No meio aquático,lepdoptera quatro taxa estão ameaçadas e já perderam uma quantidade grande de espécies: as libélulas (Odonata), plecópteros, tricópteros e efeméridas.

– A perda de habitat para a agricultura intensiva é o principal vetor do declínio.

– Poluentes agroquímicos, espécies invasivas e a mudança do clima são causas adicionais.

O The Guardian escreveu a respeito.

 

Boletim ClimaInfo, 11 de fevereiro de 2019.