A mudança no clima ameaça a segurança nacional como dizem as agências de inteligência dos EUA? Trump indica negacionista para responder

A Casa Branca está reunindo um painel para avaliar se as mudanças climáticas são uma ameaça à segurança nacional. O painel será presidido pelo notório cético do clima e professor de física aposentado, William Happer, informa o Washington Post, citando “documentos [que] obteve”. O jornal acrescenta que as agências federais já afirmaram a ameaça representada pela mudança climática “várias vezes desde que o presidente Trump tomou posse”. O New York Times cita um memorando da Casa Branca de 14 de fevereiro, informando que o painel será composto por 12 membros, incluindo Happer, que o jornal descreve como um “negacionista do clima” cujas opiniões são “claramente contrárias ao consenso científico estabelecido”. Happer sugeriu que níveis mais altos de CO2 seriam benéficos, observa o Guardian. Outros meios de comunicação cobriram a notícia, incluindo Reuters, Axios, DeSmog e Vox (esta última traz a notícia nas manchetes): “O escolhido por Trump para a presidência do novo painel climático já disse que o CO2 foi difamado como os ‘judeus sob Hitler'”.

Em tempo: o Independent relata que líderes militares, “dos EUA aos Países Baixos, (…) estão falando das mudanças climáticas” e da ameaça que estas representam à segurança.

 

Boletim ClimaInfo, 22 de fevereiro de 2019.