Costa Rica quer ser o primeiro país descarbonizado do mundo

25 de fevereiro de 2019

Cumprindo uma promessa de campanha, Carlos Alvarado Quesada, presidente da Costa Rica, anunciou o Plano Nacional de Descarbonização 2018-2050 que, uma vez implantado, fará do país o primeiro a fazer a transição para uma economia sem emissões. O Plano se desenvolverá seguindo quatro eixos: mobilidade, gestão de resíduos, agropecuária sustentável e, juntos, energia e indústria. A costa-riquenha Christiana Figueres, ex-secretária executiva da Convenção do Clima e uma das construtoras dos Acordo de Paris, esteve presente no lançamento do Plano e disse que “a visão de descarbonizar a economia nacional é um projeto-país que nos motiva à inovação, criando empregos em prol da independência energética, uma economia robusta e cidades limpas para todos os cidadãos. A Costa Rica toma novamente, a posição de liderança internacional.”

O presidente Quesada recebeu mensagens de cumprimentos pela iniciativa de figuras internacionais como Al Gore, Pedro Sanchez, primeiro ministro espanhol, Michelle Bachelet, ex-presidente do Chile, e Patricia Espinosa, atual secretária executiva da Convenção Clima, dentre outras.

 

Boletim ClimaInfo, 26 de fevereiro de 2019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar