A Cidade no Brasil – documentários da SescTV

Para ver:

A série mostra como as cidades brasileiras foram entregues a elites da construção civil. Inspirada no livro A Cidade no Brasil, de Antonio Risério, a série explora os aspectos históricos, culturais e estéticos do fenômeno urbano no país, investiga o surgimento das cidades e discute seu desenvolvimento até os dias atuais. Veja mais na página principal da SescTV, e em uma resenha da Folha. A série é organizada em seis capítulos:

A cidade: Arquitetos e urbanistas discutem o conceito de cidade e as possibilidades de se viver em uma metrópole.

Cidade ameríndia, metrópole neoindígena: Sobre a formação das cidades dos Povos Nativos, o processo de colonização e a organização das metrópoles neoindígenas.

O Brasil nasceu urbano: O crescimento indisciplinado das cidades brasileiras, que deixou de lado seu modelo renascentista original de ocupação.

A cidade africana: As culturas africanas e a colaboração ancestral de seu povo nas construção e formação das metrópoles brasileiras.

Cidade de vidas embaralhadas: Arquitetos e urbanistas analisam a constituição dos espaços urbanos no Brasil, lugares abertos aos encontros e circulação de todos.

Sertão, cidade, segregação: Reflexões sobre a cidade e o modo de vida urbano, em comparação à vida no campo, no sertão e no litoral do Brasil.

 

Boletim ClimaInfo, 28 de março de 2019.