A Vale sonegou bilhões em impostos

1 de abril de 2019

Nas palavras do presidente afastado da Vale, Fábio Schvartsman, “a Vale é joia brasileira que não pode ser condenada por um acidente que aconteceu numa de suas barragens por maior que tenha sido a sua tragédia”. A frase foi dita em depoimento ao Congresso ocorrido logo após o rompimento da barragem de Brumadinho. Pois não é que tal “joia” montou uma triangulação fictícia na venda de minério de ferro para China, de modo a evitar o pagamento de R$ 23 bilhões de Imposto de Renda (IRPJ) e de Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) entre 2009 e 2015? O caso é contado no UOL por Eduardo Militão com base em estudo do Instituto de Justiça Fiscal (IJF), organização formada por economistas e auditores da Receita Federal.

A Vale do Sr. Schvartsman é mesmo uma joia rara: mata, polui e sonega, tudo de uma só vez. E, no quesito sonegação, a Vale não está só. A Samarco, parceria da Vale com a BHP Billiton, a CSN, a Usiminas e a Gerdau têm empresas sediadas nos mais importantes paraísos fiscais, nas ilhas Cayman e nas ilhas Virgens Britânicas, forte indício, segundo a IJF, de operações de redução artificiosa de impostos.

 

ClimaInfo, 2 de abril de 2019.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar