As muitas maneiras pelas quais as petroleiras tentam nos enganar

2 de abril de 2019

A Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor norte-americana (NAACP) tem seu foco na luta anti-racial, mas mantém um olho em outras áreas. A Associação aproveitou o 1o de abril para soltar o relatório “Enganação movida a combustível fóssil”, no qual documenta as estratégias e táticas desenvolvidas pela indústria fóssil, especialmente as petroleiras, para “manipular comunidades, formuladores de políticas e a academia, de modo a perpetuar práticas poluentes que causam danos a comunidades e ao meio ambiente.” O relatório completo pode ser baixado aqui.

Um exemplo sutil acaba de ser dado pela Shell. A empresa disse que sua política climática está em desacordo com a de várias associações de petroleiras. Por isso, decidiu sair da American Fuel & Petrochemical Manufacturers no ano que vem. O anúncio veio junto com um relatório que analisa outras associações e aponta suas divergências. Dentre estas está o poderosíssimo American Petroleum Institute e a igualmente poderosa Câmara Americana de Comércio. Em relação a estas, a Shell disse querer discutir a relação. Moral da história: a empresa sairá de grupos dos quais não custa muito sair e “discutirá a relação” com os mais poderosos.

 

ClimaInfo, 3 de abril de 2019.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar