Notas sobre o desmatamento e a restauração do Cerrado

2 de abril de 2019

A notícia é do começo do ano, mas vale lembrar que foi criado o Soft Commodities Forum (fórum das commodities cultivadas – em oposição às hard commodities da mineração) debaixo do guarda-chuva do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD). O Forum é composto por empresas “que compartilham a visão de garantir cadeias sustentáveis de alimentos e que trabalham em parceria com governos, produtores, consumidores e a sociedade civil para criar um sistema de alimentos mais sustentável”. Uma das primeiras ações foi tomada pelo grupo das 5 maiores traders de produtos agropecuários do mundo, que decidiram identificar a origem das compras de soja feitas no Cerrado brasileiro. No Mongabay, David Cleary diz que isso foi um passo importante, já que o mundo associa desmatamento com Amazônia, mas o desmatamento que cresce é o do Cerrado. Para ele, o próximo e mais importante passo é saber o quanto vem de áreas recém desmatadas e trabalhar para reduzir cada vez mais esta fração.

O pessoal do Ambiente Brasil conta sobre o programa ‘Bem Diverso’, fruto de uma parceria entre a EMBRAPA e o PNUD e que tem recursos do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF). Um dos objetivos importantes do programa é a recuperação dos recursos hídricos do bioma por meio da introdução de técnicas como o plantio direto e a restauração da mata. José da Silva, agricultor, conta: “já fizemos a recuperação na beira das nascentes dos córregos com plantas frutíferas e nativas e, agora, estamos com o trabalho de cercamento de mais de 6 quilômetros de nascente para a contenção de água e o abastecimento do lençol freático”. O programa faz parte das iniciativa da ONU que declarou a período 2021-2030 como a Década Internacional da Restauração de Ecossistemas.

 

ClimaInfo, 3 de abril de 2019.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar