E o clima mudou no Brasil também

11 de abril de 2019

André Ferretti, da Fundação Boticário, comentou o impacto das chuvas que, até ontem, continuavam a castigar o Rio de Janeiro. Dado que estes eventos extremos começam a deixar de ser exceção, Ferretti diz que “é preciso retirar as pessoas das áreas de risco, redimensionar os sistemas de drenagem. É necessário arborizar as regiões metropolitanas para diminuir o efeito de ilha de calor que atrai as grandes tempestades e incentivar o uso de infraestrutura verde para aumentar a infiltração de água no solo, melhorar o microclima local, reduzir deslizamentos de terra, coletar e armazenar o excesso de água”.

A isso se dá o nome de “adaptação” às mudanças climáticas. Tão ou mais importante é trabalhar para reduzir as emissões causadoras do aquecimento global para limitar as mudanças que o clima sofrerá.

Nós nos acostumamos a ver e ler sobre ciclones em Moçambique e no Caribe, incêndios em Portugal e Califórnia e outros eventos extremos. E nos protegemos pensando que a mudança do clima está acontecendo lá longe, que não é com a gente. De repente, ela bate na porta para avisar que o clima mudou no planeta inteiro.

 

ClimaInfo, 11 de março de 2019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar