Salles defende exploração de petróleo perto de Abrolhos

11 de abril de 2019

Ainda na audiência na Câmara, o ministro Salles disse concordar com a decisão do presidente do Ibama de ignorar uma recomendação de seus técnicos e recomendar a inclusão de áreas perto do Atol dos Abrolhos no leilão de exploração de petróleo programado para outubro. Os técnicos do Ibama recomendaram aguardar o término das Avaliações Ambientais de Área Sedimentar (AAAS) que estarão prontas antes do final do ano. Salles primeiro negou que o presidente do Ibama tivesse passado por cima da recomendação, dizendo que “neste momento, estamos tratando da parte comercial e não da parte técnico-ambiental”, não percebendo que avaliar essa parte comercial não é atribuição nem do Ibama nem do ministro. A propósito destas áreas, André Borges, do Estadão, contou que senador Fabiano Contarato, presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, entrou com uma ação cautelar na Justiça Federal pedindo que a ANP exclua as áreas do leilão.

O ministro também teve que explicar porque pretende gastar R$ 100 milhões do Fundo Amazônia na compra de mais um sistema de monitoramento via satélite para o bioma, sendo que existem três sistemas do INPE que fazem exatamente isso.

Em tempo: é possível que os autores destas notas estejam errados, mas o ministério do meio ambiente, que preside o Comitê Orientador e indica o Comitê Técnico do Fundo Amazônia, não deveria tomar recursos do Fundo.

 

ClimaInfo, 11 de março de 2019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar