Os primeiros cem dias do governo Bolsonaro

A maioria das várias matérias e artigos que falam dos primeiros 100 dias do atual governo mostra uma visão negativa e temerosa dos muitos cem dias que virão. Sobre o conjunto da obra, Eliane Brum, no El País, usa o termo ‘perverso’ para caracterizar os ocupantes do Planalto como os “que corrompem o poder que receberam pelo voto para impedir o exercício da democracia”. O subtítulo da sua coluna dá o tom: “a vida no Brasil de Bolsonaro: um governo que faz oposição a si mesmo como estratégia para se manter no poder, sequestra o debate nacional, transforma um país inteiro em refém e estimula a matança dos mais frágeis”. Leitura recomendada.

Sobre o meio ambiente, um dos artigos mais agudos é o de André Lima, publicado no Congresso em Foco. André foca no ministro do meio ambiente, quem repetiu inúmeras vezes que sua prioridade é o ambiente urbano e quem elegeu o saneamento como prioridade. Lima diz que “a autoridade ambiental máxima de um país não pode escolher como prioridade temas que são de responsabilidade central de outras pastas, cujas competências estejam claramente definidas como de outras áreas do governo.” A principal proposição é o programa Lixo no Mar, que recebeu um orçamento de R$ 500.000. André comenta que “esse montante, cá pra nós, não dá pra acabar (por um mês que seja) com o lixo sequer da vizinhança do Canal 2 da Praia de José Menino, em Santos, onde o programa foi prematuramente lançado.” André pergunta se não “estamos vivendo a maior e mais tangível desintegração sistêmica programada da política socioambiental brasileira desde que ela começou em 1981 com a aprovação da Lei de Política Nacional do Meio Ambiente?”

Vale ler as análises e comentários sobre os desastres que o governo está produzindo feitos por SOS Mata Atlântica, André Villas-Bôas do Instituto Socioambiental e Guilherme Purvin de Figueiredo da Associação dos Professores de Direito Ambiental. Vale também ver a entrevista dada pelo Deputado Rodrigo Agostinho, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara.

 

ClimaInfo, 12 de abril de 2019.