Lucros das automobilísticas europeias devem ter drástica redução sob as novas regras para o CO2

16 de abril de 2019

Segundo o Financial Times, “os novos e rigorosos objetivos relativos às emissões de CO2” que serão introduzidos progressivamente em toda a União Europeia a partir do próximo ano serão o “maior desafio para a indústria automobilística europeia (…) Esqueça a guerra comercial global, o declínio das vendas ou mesmo o Brexit”. As novas regras obrigam os fabricantes a reduzir a emissão média dos veículos produzidos a menos de 95 gramas de CO2 por quilômetro até 2021. A multa para o não cumprimento é de 95 euros por cada grama de CO2 que exceda o objetivo, valor que deve ser multiplicado pelo número de automóveis vendidos em cada ano. A penalização para o setor pode chegar a 30 bilhões de euros, segundo os cálculos do CEO da Volkswagen, Herbert Diess. Numa análise que acompanha a matéria, um articulista do FT diz: “Uma consequência não intencional das metas de emissões da UE para 2030 poderá ser a morte dos carros pequenos. Max Warburton, analista da Bernstein, disse que o custo para equipar os carros pequenos e de baixa margem com baterias e motores elétricos para cumprir as ambiciosas metas de CO2 da UE parecem totalmente impagáveis”.

 

ClimaInfo, 17 de abril de 2019.

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