Abril: do dia do índio ao Acampamento Terra Livre

23 de abril de 2019

Dia do Índio: Bárbara Muniz Vieira escreveu n’O Globo sobre uma campanha indígena contra os estereótipos: ‘Não precisamos de outras pessoas para nos definirem’. Vieira conversou com Denílson Baniwa e Katu Mirim sobre os estereótipos e como estão usando as redes sociais, música e outras manifestações para dizer que “muitas vezes, algumas pessoas não reconhecem os índios como eles são atualmente, porque acham que somos como foi reproduzido nas escolas e na televisão: um índio nu, vivendo na natureza. E isso não é mais realidade. [O] poema foi para falar sobre isso, de olhar para o índio de 2019 e não mais para o de 1500 (…) Foi uma provocação para falar sobre o dia 19 de abril, uma data instituída pelo governo que se tornou uma ‘homenagem’ aos indígenas, o que não é verdade. O dia 19 foi instituído com sentimento de resistência e de luta por direitos indígenas no mundo”.

Invasão da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau: o problema cresceu desde o começo do ano com a entrada de centenas de invasores. Estima-se que mais de mil invasores estejam ali vivendo e derrubando a floresta, incentivados pelos repetidos discursos de Bolsonaro interpretados como autorização para invadir.

Descoberta ou invasão? No domingo completaram-se 519 anos desde que Cabral chegou à Bahia. Os palestinos deram o nome de ‘nakba’ à sua expulsão promovida pelo exército israelense em 1948. A palavra significa ‘catástrofe’. Nosso pessoal procurou, mas não encontrou equivalente em Tupi ou Macro-Jê.

Índio preserva mais e melhor: Fábio Gallacci, também n’O Globo, escreveu sobre os povos tradicionais preservarem, muito mais e melhor, a floresta e o meio ambiente. Ele cita Anderson Rodrigo dos Santos, da PUC-São Paulo, quem diz que “não é por acaso que as reservas ambientais de maior preservação que existem no Brasil são aquelas em territórios ocupados pelos povos nativos.”

Acampamento Terra Livre: a partir desta quarta feira, mais de 5.000 indígenas estarão em Brasília para o Acampamento Terra Livre. A convocação fala do grave contexto atual vivido pelos povos indígenas, do desmonte da Funai, da entrega das atribuições de demarcação de Terras Indígenas à Secretaria de Assuntos Fundiários de um Ministério da Agricultura sob comando da bancada ruralista, da série de ataques e invasões articuladas contra as Terras Indígenas e do desmonte do atendimento à saúde indígena.

 

ClimaInfo, 23 de abril de 2019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar