A volta da ameaça de exploração de petróleo na Foz do Amazonas

29 de abril de 2019

A exploração de petróleo perto dos recifes de coral na Foz do Rio Amazonas voltou à baila. Na semana passada, o Ministério Público pediu ao Ibama que indeferisse as licenças para a exploração de petróleo nas proximidades dos recifes. Para o MP, “liberar o empreendimento pode resultar na destruição em larga escala do meio ambiente, configurando ecocídio – crime contra a humanidade sujeito à jurisdição do Tribunal Penal Internacional.”

Para se ter uma ideia do que está em jogo, na semana passada a Petronas, estatal da Malásia, comprou por US$ 1,3 bi (mais de R$ 5 bi) o direito de explorar dois módulos conhecidos na bacia de Campos. Um dos blocos está produzindo 100.000 barris por dia de petróleo e 1,2 milhão de m3/dia de gás. O outro é uma área do campo de Espadarte a ser desenvolvida de forma integrada com o primeiro, com previsão do primeiro óleo em 2021.

 

ClimaInfo, 29 de abril de 2019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar