ATL: “resistimos há 519 anos e continuaremos resistindo”

29 de abril de 2019

Sem conflitos, invasões ou destruição, terminou na 6ª feira em Brasília o Acampamento Indígena Terra Livre (ATL). O documento com a síntese das demandas acusa os “propósitos governamentais de nos exterminar, como fizeram com os nossos ancestrais no período da invasão colonial, durante a ditadura militar e até em tempos mais recentes, tudo para renunciarmos ao nosso direito mais sagrado: o direito originário às terras”. O documento reivindica a continuidade da demarcação de Terras Indígenas, a manutenção do apoio à saúde e à educação, pede o “fim da violência, da criminalização e discriminação contra os nossos povos e lideranças (…), a reparação dos danos causados e comprometimento das instâncias de governo na proteção das nossas vidas” e “que o direito de decisão dos Povos isolados de se manterem nessa condição seja respeitado.” Por fim, demanda a devolução da Funai ao Ministério da Justiça. Durante o acampamento, a Procuradoria Geral da República disse que trabalhará para as demarcações não parem na mesa do uberruralista Nabhan Garcia no ministério da agricultura. Na 6a feira, os Xavantes anunciaram que denunciarão o governo Bolsonaro na ONU. O Acampamento Terra Livre foi destaque na mídia internacional, com matérias e capas nos El País, New York Times, Tagesschau, Le Figaro, The Guardian, Al Jazeera e no The Independent do Egito.

Ao mesmo tempo em que acontecia o ATL em Brasília, a Intercept mostrava que “parte dos últimos 160 Tapayunas do país” estão ameaçados pela Hidrelétrica de Castanheira, no centro norte de Mato Grosso. A barragem da usina bloqueará um dos principais pontos de pesca e reprodução de peixes no rio Arinos, essencial para a sobrevivência dos Tapayunas. O Repórter Brasil saiu com uma matéria sobre a disputa judicial entre os índios Terena e a família da ministra da agricultura, Teresa Cristina, que, como tantos outros ruralistas e o presidente, acham que índio tem terra demais. E o Nexo publicou um mapa dos Munduruku mostrando os lugares mais importantes para seu modo de vida e que podem ser afetados por projetos energéticos e de navegação.

 

ClimaInfo, 29 de abril de 2019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar