Grã-Bretanha declara Emergência Climática e mira zerar emissão de carbono até 2050

3 de maio de 2019

O Parlamento Britânico declarou Estado de Emergência Climática. A moção foi proposta pelo líder trabalhista Jeremy Corbyn, quem declarou depois do resultado da votação que a casa deu “um imenso passo adiante”. O Ministro do Meio Ambiente, Michael Gove, entende que a situação é emergencial, mas se recusou a apoiar a moção. O Estado de Emergência era uma das exigências da Extinction Rebellion, movimento de desobediência civil que bagunçou a vida em Londres nas últimas semanas.

O Comitê de Mudanças Climáticas, um organismo independente criado para assessorar o governo britânico aconselhou-o a instituir como meta legalmente vinculante zerar as emissões até 2050. O Comitê reconhece o tamanho do desafio, diz que será imprescindível abolir carros fósseis e aquecedores a gás, consumir menos carne, quadruplicar a geração de eletricidade limpa e plantar cerca de 1,5 bilhão de árvores. O custo estimado destas medidas é de entre 1% e 2% do PIB ao ano, mas que o custo de nada fazer é muito maior. O The Guardian e o The Independent deram destaque ao documento do Comitê.

 

ClimaInfo, 3 de maio de 2019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar