Greve dos caminhoneiros reduziu as emissões do transporte de carga

A greve dos caminhoneiros custou parte do PIB do ano passado. Além disso, por ter gerado insegurança e pelo tabelamento do preço do frete, a greve provocou um movimento em direção a outros modos de transporte de carga mais baratos e menos emissores de carbono. As ferrovias estão transportando 15% mais contêineres e projetando um “aumento de 30% no total de contêineres carregados neste ano”, segundo Marcelo Saraiva, diretor do braço da Rumo para o modal ferroviário. Saraiva explica que, além do duplo efeito da greve, o aumento do volume transportado também se deve “aos investimentos que fizemos em infraestrutura desde 2017. Uma viagem de Rondonópolis, no centro-sul de Mato Grosso, a Santos, por exemplo, durava 15 dias e hoje é feita em quatro dias e meio.” Outra parte da carga que viajava de caminhão passou a viajar de barco. A cabotagem, o transporte ao longo da costa, teve um aumento da carga transportada em quase 18%.

 

ClimaInfo, 6 de maio de 2019.