Palavra dos ex-Ministros repercute no exterior

9 de maio de 2019

O manifesto e a entrevista dada pelos ex-Ministros do Meio Ambiente com críticas pesadas ao retrocesso ambiental promovido pelo presidente e por seu ministro Salles ganharam espaço lá fora.

Laurence Tubiana, articuladora do Acordo de Paris e CEO da European Climate Foundation, escreveu dois posts no seu twitter: “O Brasil é um grande país, líder em pensar sobre o desenvolvimento sustentável, meio ambiente e mudança climática. Eu, pessoalmente, presto homenagem aos grandes Ministros do Meio Ambiente brasileiros que fizeram história” indicando onde ler o documento dos ex-ministro. E em seguida ela continuou: “A comunidade internacional compartilha as preocupações dos ministros brasileiros, reconhecendo a contribuição única do Brasil para a Rio 92, a Rio 2012 e para além, quanto à contribuição brasileira para a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais”.

O The Guardian estampou a manchete “Exterminador do Futuro: Bolsonaro denunciado por atacar o meio ambiente”, pegando um gancho numa fala da ex-ministra Marina Silva. O artigo dá bastante espaço para declarações dos ex-ministros e comenta a intenção manifestada por Bolsonaro quanto a transformar em uma nova Cancún a reserva biológica na qual foi autuado por estar pescando. A Reuters diz que os ex-ministros bombardearam o novo presidente de extrema direita por desmontar a proteção ambiental brasileira. A matéria deu destaque para o trecho do documento que fala do desmonte: “Tudo isso reforça na ponta a sensação de impunidade, que é a senha para mais desmatamento e mais violência”. O El Diário espanhol veio com a manchete “Brasil sofrerá um retrocesso de décadas na proteção ambiental, alertam ex-ministros”. O New York Times deu duas matérias. O Washington Post e o El País também destacaram a notícia.

Em tempo: ontem, a Sociedade Rural Brasileira (SRB) defendeu em nota o ministro Salles e sua política ambiental, dizendo que “a

pasta mostrou, já nos primeiros meses de governo, que será capaz de atender as necessidades do setor produtivo e de contribuir para o desenvolvimento do país sem abrir mão do rigor da legislação ambiental”. Como é mesmo, “diga-me com quem andas…”.

 

ClimaInfo, 10 de maio de 2019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar