Palavra dos ex-Ministros repercute no exterior

O manifesto e a entrevista dada pelos ex-Ministros do Meio Ambiente com críticas pesadas ao retrocesso ambiental promovido pelo presidente e por seu ministro Salles ganharam espaço lá fora.

Laurence Tubiana, articuladora do Acordo de Paris e CEO da European Climate Foundation, escreveu dois posts no seu twitter: “O Brasil é um grande país, líder em pensar sobre o desenvolvimento sustentável, meio ambiente e mudança climática. Eu, pessoalmente, presto homenagem aos grandes Ministros do Meio Ambiente brasileiros que fizeram história” indicando onde ler o documento dos ex-ministro. E em seguida ela continuou: “A comunidade internacional compartilha as preocupações dos ministros brasileiros, reconhecendo a contribuição única do Brasil para a Rio 92, a Rio 2012 e para além, quanto à contribuição brasileira para a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais”.

O The Guardian estampou a manchete “Exterminador do Futuro: Bolsonaro denunciado por atacar o meio ambiente”, pegando um gancho numa fala da ex-ministra Marina Silva. O artigo dá bastante espaço para declarações dos ex-ministros e comenta a intenção manifestada por Bolsonaro quanto a transformar em uma nova Cancún a reserva biológica na qual foi autuado por estar pescando. A Reuters diz que os ex-ministros bombardearam o novo presidente de extrema direita por desmontar a proteção ambiental brasileira. A matéria deu destaque para o trecho do documento que fala do desmonte: “Tudo isso reforça na ponta a sensação de impunidade, que é a senha para mais desmatamento e mais violência”. O El Diário espanhol veio com a manchete “Brasil sofrerá um retrocesso de décadas na proteção ambiental, alertam ex-ministros”. O New York Times deu duas matérias. O Washington Post e o El País também destacaram a notícia.

Em tempo: ontem, a Sociedade Rural Brasileira (SRB) defendeu em nota o ministro Salles e sua política ambiental, dizendo que “a

pasta mostrou, já nos primeiros meses de governo, que será capaz de atender as necessidades do setor produtivo e de contribuir para o desenvolvimento do país sem abrir mão do rigor da legislação ambiental”. Como é mesmo, “diga-me com quem andas…”.

 

ClimaInfo, 10 de maio de 2019.