Agrotóxicos intoxicaram quase 15 mil pessoas no ano passado

agrotoxicos Brasil

N’O Globo, Renato Grandelle relata que a intoxicação por agrotóxicos mais que dobrou nos últimos 10 anos, passando de 7 mil casos em 2009 para quase 15 mil no ano passado. Os dados são do Ministério da Saúde.

 

A matéria fala da aplicação de venenos por avião sobre uma plantação de milho nas proximidades da Escola Municipal São José do Pontal, em Rio Verde, no coração do agronegócio goiano, que resultou em quase cem pessoas atingidas.

 

O diretor da escola, Hugo Alves, disse que “foi um banho de veneno. Muitas crianças se jogaram no chão e pediram socorro. Todos foram levados a um hospital na cidade vizinha porque sentiam dor de cabeça e enjoo. Alguns alunos foram internados mais de dez vezes, porque a saúde melhorava por alguns dias, mas logo depois voltavam a manifestar os mesmos sintomas. Hoje, em toda a cidade, somos conhecidos como os envenenados. Foi uma trauma para as crianças.”

 

Grandelle conversou também com Pedro Serafim, do Fórum Nacional de Combate ao Impacto dos Agrotóxicos, que disse que “somos um dos maiores produtores de grãos do mundo, mas estamos perdendo mercado no exterior, porque cada vez mais países restringem o comércio de produtos com determinados agrotóxicos, em uma tentativa de proteger a saúde de sua população”.

 

Na semana passada, a TV1 francesa divulgou em horário nobre a matéria “Brasil: o reino dos pesticidas (Brésil : le royaume des pesticides)”.

 

Diz o texto que acompanha a matéria de TV: “os agricultores brasileiros são os maiores consumidores de pesticidas do mundo, mais de 500 mil toneladas são aplicadas a cada ano. Dezenas deles estão proibidos na União Europeia por serem perigosos demais para a saúde humana.”

 

Ruth Aquino comentou a matéria francesa n’O Globo.

 

 

ClimaInfo, 15 de maio de 2019.

 

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.