Sibéria 29oC

Ártico

Arkhangelsk, cidade próxima ao Círculo Polar Ártico, aparece nos livros que contam as histórias dos Gulags soviéticos construídos para o trabalho escravo na mineração do “ouro de Moscou”.

 

A cidade apareceu com destaque no noticiário da semana passada. Por lá, nesta época do ano, a temperatura máxima gira em torno de 12oC. Mas no último sábado subiu para 29oC. Na zona rural próxima, a temperatura passou dos 30oC. Toda a região europeia da Rússia sofreu com a primeira onda de calor do ano.

 

Vale lembrar que, no mesmo sábado, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera passou dos 415 ppm pela primeira vez desde que os primeiros humanóides apareceram no planeta.

 

Por coincidência, o Think Progress publicou ontem um artigo lembrando de uma projeção que apareceu num documento interno da Exxon de 1982. O gráfico, que projetava ao longo do tempo o crescimento da concentração de dióxido de carbono e o aumento da temperatura média do planeta, mostra claramente que, por volta de 2020, a concentração de dióxido de carbono estaria entre 400 e 420 ppm. Acertaram na mosca.

 

 

ClimaInfo, 16 de maio de 2019.

 

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)