O nível do mar pode subir mais de dois metros até 2100

A situação do nível do mar até 2100 pode ser “pior do que esperávamos”, segundo declaração de Jonathan Bamber ao Independent. Jonathan, da University of Bristol, é o autor principal de um interessante artigo que acaba de ser publicado pela Proceedings of the National Academy of Sciences. O estudo concluiu que a elevação do nível do mar pode ultrapassar dois metros até o final do século, se as emissões continuarem na trajetória atual (business as usual).

A visão mostrada pelo IPCC para o longo prazo “projeta que os mares do mundo subiriam no máximo um pouco menos de um metro até 2100”, explica a BBC News. O novo estudo mais que dobra esta visão.

O interessante do estudo é ter sido “estruturado sobre a opinião de especialistas que fizeram suas previsões com base em seu conhecimento e compreensão do que está acontecendo na Groenlândia, no Oeste e no Leste da Antártida”, e não em modelos matemáticos.

Um aumento do nível do mar como este, de dois metros, pode deslocar quase 200 milhões de pessoas, informa a Press Association. As consequências seriam “potencialmente catastróficas”, dizem os autores do estudo em um artigo publicado na TheConversation.

Eles explicam porque sua nova pesquisa foi baseada no julgamento de especialistas e não nos modelos que têm se esforçado para simular como os mantos de gelo responderão às mudanças climáticas: “Vários estudos recentes sugerem que os relatórios anteriores do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas podem ter subestimado o quanto os mantos de gelo derretido contribuirão para o nível do mar no futuro.

 

ClimaInfo, 22 de maio de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)