Eólica: tamanho é documento

turbogeradores

Existem duas maneiras para aumentar o aproveitamento do vento em uma dada área: a primeira é aumentar o tamanho das pás, aumentando a área que elas cobrem e, portanto, o quanto vento elas captam; a segunda é erguer o conjunto mais alto para aproveitar os ventos mais fortes e constantes que passam longe da superfície.

A história das eólicas é o aumento de tamanho e de altura.

O desafio é que a estrutura de suporte tem que aguentar as pás maiores e mais pesadas, a pressão dos ventos mais fortes e turbinas maiores e mais pesadas para transformar o movimento das pás em eletricidade.

Nos EUA, a maior turbina em terra tem altura de 175 metros.

No momento, a GE tem o maior projeto em construção na praça. Quando pronta, ela terá 260 metros de altura, parecido com um prédio de 80 andares. Cada pá terá 107 metros de comprimento, mais que o campo do Maracanã. A turbina será de 12 MW e, por pegar os tais ventos fortes e constantes, cada conjunto terá um fator de capacidade de 64%.

Esse fator significa que plantas deste porte gerarão uma quantidade de energia mais estável e, portanto, exigir menos instalações de retaguarda energética. Significa também que gerará mais energia no horário de maior demanda. Tudo isso faz o preço do kWh ficar cada vez menor.

 

ClimaInfo, 23 de maio de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)