Lobby do carvão cobra a conta do apoio dado a Scott Morrison

23 de maio de 2019

O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, surpreendeu todos os analistas ao vencer as eleições no último final de semana.

Nem bem deu para curar a ressaca, e a indústria do carvão já começou a cobrar a conta.

Na lista de cobranças estão mais térmicas a carvão no país, a revogação de vários pontos da legislação climática dos últimos anos e, como a copiar um roteiro já familiar aos brasileiros, a flexibilização do licenciamento ambiental.

O grupo mais duro do setor também quer a completa revogação dos programas de retreinamento e requalificação dos empregados dos carvoeiros.

Enquanto isso, uma história inspiradora vem do Vietnã. Pham Thi Ca é uma senhora de 99 anos de idade que se recusa a sair de suas terras e dar lugar para uma térmica a carvão. A planta recebeu apoio japonês de quase metade dos US$ 2,6 bilhões para sua construção.

Há dois anos, cerca de cem “autoridades” removeram a senhora e seu neto à força de sua casa e passaram o trator por cima.

Mesmo assim, a senhora Pham continua em suas terras, agora em um abrigo provisório: “minha casa é aqui, minha terra é aqui e é aqui que serei enterrada”.

 

ClimaInfo, 23 de maio de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar