A greve climática dos jovens da última 6ª feira

Na 6ª feira aconteceu o segundo grande evento da Fridays for Future, a greve jovem contra a crise climática. Foram relatadas manifestações em quase duas mil cidades de 133 países, envolvendo mais de 300 mil jovens.

Em São Paulo, um grupo de manifestantes  foi recebido por Oswaldo Lucon, o coordenador do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima recém indicado pelo ministro Ricardo Salles. “Essa é a primeira reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas”, disse Lucon.

Em seguida, ele adotou o refrão contra o qual os jovens vêm se mobilizando: que as soluções não são simples, que eles deveriam apresentar soluções e que deveriam se preparar para, um dia, ocupar cargos públicos e empresariais para tomar as decisões que podem trazer mudanças.

O movimento global começou em torno da falta de futuro que os jovens enxergam por conta da catástrofe climática. Dizem que não dá para esperar.

A Folha, o Globo e o The Guardian, entre muitos outros, publicaram matérias sobre o movimento no mundo.

Na 6ª feira, o pessoal do Engajamundo protocolou uma carta a Bolsonaro na qual se apresentam como “os futuros Ministros e Ministras do Meio Ambiente”.

Lamentando as oportunidades perdidas nos tempos atuais, os “futuros Ministros” dizem: “quem dera o senhor tivesse nos dado ouvidos. Tínhamos coisas urgentes a lhe dizer e, naquele momento, ainda havia tempo para agir, e também, para orientar os seus Ministros e tantos outros parlamentares negacionistas, sobre a iminência da crise climática global.”

E terminam lembrando que “o tempo está se esgotando e as nossas possibilidades de evitar que o futuro de onde lhe escrevemos se concretize, também. Aconselhamos que o Sr. Presidente prefira ser lembrado pelas ações que tomou e não por aquelas que poderia ter tomado.

Pelo futuro do Brasil e pela vida acima de tudo!

Por nós, por todos, pela Teia da Vida que é a Biodiversidade!”

 

ClimaInfo, 27 de maio de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)