Eleições europeias mantêm o poder no centro, mas verdes e extrema direita crescem

28 de maio de 2019

Ao longo de quatro dias de eleições, os europeus foram às urnas eleger o novo Parlamento Europeu, a instância decisória da União Europeia (EU).

A preocupação ao longo das campanhas realizadas nos 28 países da UE era com o crescimento dos partidos de extrema direita.

Ao final, a tradição prevaleceu reforçando que os europeus preferem continuar unidos. Os partidos tradicionais garantiram maioria folgada no Parlamento. Clóvis Rossi, na Folha, faz uma análise preciosa do significado destas eleições.

A grande surpresa foi o crescimento dos partidos verdes. Embalados pelas greves dos jovens e por países que vêm decretando emergência climática, os verdes passaram de 51 para 69 cadeiras. No Reino Unido, eles tiveram mais votos do que o Partido Conservador da quase-ex-ministra Theresa May. Se bem que os dois partidos tradicionais, o Conservador e o Trabalhista, saíram mal na foto. A extrema direita foi a mais votada, seguida pelos Liberais, pelos Verdes e pelos Conservadores.

A direita cresceu, mas, como diz uma matéria no The Guardian, o crescimento está mais para marola que para tsunami. A surpresa foi que a polarização defendida pela extrema direita atraiu menos o eleitorado.

Essas eleições registraram o maior comparecimento às urnas dos últimos 40 anos. 51% dos europeus votaram, mostrando que o movimento em direção a uma Europa unida, segue firme.

A Folha, o Valor, o Estadão/New York Times e O Globo/El Pais deram a notícia. Também vale dar uma olhada no The Independent, na Deutsche Welle e no Le Monde.

 

ClimaInfo, 28 de maio de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar