A área de tornados se expande nos EUA

EUA tornados

Os EUA viram nos últimos dias uma explosão na quantidade de tornados. Na 2ª feira foram 55, na 3ª feira outros 27. Nos últimos 13 dias foram quase 200, alguns deles muito fortes. Sete pessoas morreram até agora.

A ciência da atribuição, que relaciona a crise climática com eventos extremos, ainda estuda os tornados com cuidado. Por serem eventos que duram minutos, os equipamentos tradicionais não os registram muito bem. Somente recentemente foram instalados novos radares com capacidade de registro destes fenômenos.

O que se sabe, no entanto, é que há pouco tempo a maioria dos tornados acontecia numa região conhecida como Tornado Alley (Beco dos Tornados), região que atravessa os EUA de norte a sul, bem no centro do país. Mas o mapa dos tornados de maio se estende até quase o Atlântico. O Washington Post cravou a seguinte manchete: “Clima extremo faz metade dos EUA parecer a Tornado Alley”.

A razão imediata são alterações no jet-stream que, nos últimos anos, sai da sua zona tradicional e começa a oscilar entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer. Além disso, ao invés de manter seu sentido normal de oeste para leste, o jet-stream agora dá piruetas e traça figuras irregulares. Assim, ele gera zonas de diferenças grandes de pressão que são o motor da criação dos tornados.

O que a ciência começa a entender é o que faz o jet-stream ter um comportamento tão anormal, ou, pelo menos, diferente do que era o normal.

A Vox e o USA Today também fizeram matérias sobre a avalanche de tornados. E um artigo interessante sobre atribuição climática e tornados foi publicado pela Forbes.

 

ClimaInfo, 31 de maio de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)