Canal do Panamá ameaçado pela mudança climática

4 de junho de 2019

Menos de meio ano depois das perdas causadas pelas chuvas excessivas de 2018, o Canal do Panamá volta a amargar prejuízos. Desta vez por causa da seca. No ano passado as operações foram interrompidas para abertura das comportas, liberando o excesso de água que mantinha o Lago Gatún, que une os sistemas de comportas nos dois oceanos, bem acima do seu nível normal. Depois de cinco meses de seca, o lago está bem baixo este ano, mas isso está obrigando os operadores a limitar o peso transportado pelos navios para que estes não atolem.  Só que a tarifa é cobrada de acordo com o peso transportado.

A economia do Panamá depende em muito das receitas obtidas pelo Canal. Hoje, o Lago Alajuela serve como reservatório auxiliar para o Lago Gatún. Uma das ideias é abrir outro lago para servir tanto à operação do Canal quanto para abastecimento dos panamenhos. Isso gerou protestos ambientalistas por implicar em desmatar uma vasta área.

Um artigo no Financial Times analisa, ainda, o impacto sobre as receitas do Canal por conta da guerra comercial de Trump contra a China.

 

ClimaInfo, 5 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar