Funcionários do BNDES e do Ibama fazem protesto hoje em defesa do Fundo Amazônia

4 de junho de 2019

O afastamento recente da chefe do Departamento de Meio Ambiente do BNDES, Daniela Baccas, provocou outra baixa. Gabriel Visconti, chefe de Daniela e responsável pela gestão pública e socioambiental do BNDES, deixou o cargo em solidariedade.

Hoje às 17h, na frente do BNDES no centro do Rio, funcionários do Banco e servidores do Ibama farão um ato de protesto contra a ingerência do ministro Salles no Fundo Amazônia.

Salles quer usar os recursos do Fundo para indenizar gente que foi desapropriada para a formação das Unidades de Conservação. Também quer usar esses recursos para pagar as horas extras de policiais militares para que possam apoiar a fiscalização em horas de folga. O regulamento do Fundo Amazônia proíbe explicitamente as duas intenções do ministro. Para fazer isso, ele terá que mexer nas regras. Mexer nas regras pode levar a Noruega e a Alemanha a deixarem de doar recursos para o Fundo.

 

ClimaInfo, 4 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar