Jet-stream é afetado pela perda de gelo no Ártico

7 de junho de 2019

O aquecimento das águas do Ártico leva à perda de gelo que, por sua vez, bagunça o jet-stream polar. Um jet stream polar ‘bagunçado’ deixa de ondular em paralelo à linha do Equador no sentido oeste-leste.

Ultimamente as oscilações, antes restritas a uma banda estreita de latitudes, agora serpenteiam até quase a linha do Trópico, com menor velocidade e muitas vezes voltando no sentido contrário.

Essas mudanças são em grande parte responsáveis pelas fortes ondas de calor que passaram pela América do Norte e pela Europa no ano passado. Assim como pelo frio intenso e fortes tempestades que provocaram inundações e destruição da produção agrícola no meio-oeste americano. Os pesquisadores observaram que o aquecimento da atmosfera no Ártico chegou até a estratosfera, onde se forma o jet-stream.

O trabalho foi publicado na Nature e comentado na EurekAlert e na Climate New Network.

 

ClimaInfo, 7 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar