Montadoras pedem bom senso a Trump

montadoras

As grandes montadoras de automóveis insistiram com Trump para que volte à mesa de negociações com a Califórnia e colabore na definição de um regulamento único para as emissões de gases de efeito estufa dos veículos produzidos e comercializados no país.

Em uma carta assinada por 17 montadoras, Ford, General Motors, Subaru, Toyota e Volvo, entre outras, exortam Trump a negociar com a Califórnia para chegar a um único padrão nacional, e alertam para “um período prolongado de litígios e instabilidade” que seria “insustentável” para seus negócios, se um compromisso não for alcançado.

As montadoras também enviaram uma outra carta ao governador da Califórnia, Gavin Newsom, dizendo que evitar litígios e chegar a um único padrão nacional seria melhor para o meio ambiente.

Em agosto passado, a administração Trump lançou uma proposta que retrocede drasticamente nos padrões de eficiência de consumo de combustível dos veículos, desencadeando, assim, um confronto com a Califórnia e outros estados que adotam regras mais severas.

Os estados que utilizam as normas da Califórnia representam cerca de um terço de todas as vendas de automóveis no mercado norte-americano.

O New York Times e várias outras mídias dos EUA deram a notícia.

 

ClimaInfo, 10 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.