Crise climática e desigualdade social

crise climática

Não é possível encontrar a saída para a crise climática mantendo a pornográfica desigualdade social no mundo, escreveu Tom Athanasiou num importante artigo publicado pela Inequality.org.

Recentemente houve uma tomada de consciência quanto às profundidade e complexidade da crise climática. Esse momento de virada é bem representado pela palavra de ordem do Extinction Rebellion: dizer a verdade parece não bastar para as mudanças que se fazem necessárias.

Athanasiou diz, então, que só mudanças tecnológicas não bastam: “também precisamos de uma cooperação perene e visionária em escala planetária, e tal cooperação só será possível se nossa mobilização climática mitigar simultaneamente os atuais níveis extremos de desigualdade econômica. Justiça econômica em nível internacional tem que ser parte da essência da nossa história”.

A partir desse ponto, Athanasiou vai colocando dados e fatos para chegar à elite dos superricos: “as elites ricas definem os horizontes e as agendas e se impõem às democracias frágeis de acordo com suas preferências. Elas manipulam as relações comerciais que minam a resiliência das comunidades ao redor do mundo, espalham a desinformação e sabotam os esforços de mobilização na escala necessária. Esse poder explica boa parte de como chegamos na situação atual.”

O artigo vale ser lido.

 

ClimaInfo, 13 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)