Países prometem aumentar as ambições de suas metas climáticas

metas climáticas

A boa notícia diz que quase cem países atenderam ao chamado do secretário-geral da ONU, António Guterres, para aumentar a ambição de suas metas climáticas.

Conta Dani Chiaretti, no Valor, que a má notícia diz que a “alta nos cortes (das emissões) pode não ser suficiente para que o aquecimento fique bem abaixo de 2°C, como prevê o acordo (de Paris) e recomendam os cientistas.” Ela conversou com o enviado especial de António Guterres, Luis Alfonso De Alba, sobre a Cúpula do Clima que a ONU está organizando para setembro. De Alba disse que “será uma cúpula orientada para a ação, não uma reunião de discursos”.

Guterres foi capa da revista Time e a matéria de fundo fala da importância da crise climática para a ONU. Para Guterres, “estamos envolvidos na prevenção de conflitos e estamos envolvidos em encontrar soluções na Líbia, Iêmen, Síria e no Sudão do Sul. Mas são áreas onde o que podemos fazer é limitado. A crise climática é comigo, é claramente uma área onde a ONU tem a obrigação de assumir a liderança global.”

 

ClimaInfo, 14 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)