Papa Francisco pede ações imediatas e enérgicas contra a crise climática

Papa Francisco crise climática

O Papa Francisco adotou o termo “crise” para falar sobre o meio ambiente e o clima: “a crise ecológica de hoje, especialmente a mudança climática, ameaça o próprio futuro da família humana, e isso não é um exagero. Citando o Relatório 1,5°C do IPCC, Francisco alertou que “na verdade, são os pobres que sofrem o pior impacto da crise climática. Como mostra a situação atual, os pobres são os mais vulneráveis ​​a furacões, secas, inundações e outros eventos climáticos extremos.”

O Papa falou da transição energética, da necessidade de um preço para o carbono e na transparência quanto aos riscos climáticos.

O ponto forte de sua fala foi a referência aos recentes movimentos promovidos pelos jovens em todo o mundo: “as gerações futuras estão prestes a herdar um mundo arruinado. Nossos filhos e netos não deveriam pagar o custo da irresponsabilidade de nossa geração. Peço desculpas, mas gostaria de enfatizar isso: eles, nossos filhos, nossos netos não terão que pagar, não é certo que paguem o custo de nossa irresponsabilidade. De fato, como está se tornando cada vez mais evidente, os jovens exigem uma mudança. ‘O futuro é nosso’, gritam os jovens hoje, e estão certos!”

Presentes à reunião estavam vários dos principais presidentes de corporações petroleiras, além das elétricas que queimam carvão.

A notícia e comentários apareceram no site do Vaticano, no The Guardian, na BBC e no Terra.

 

ClimaInfo, 17 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)