Oregon, EUA: Republicanos fogem de votação de lei climática e milícia armada de direita ameaça fechar o legislativo

Oregon

Senadores republicanos do estado do Oregon, segundo o Independent, “fugiram da legislatura” e, em alguns casos, do estado, para negar à maioria democrata os votos necessários para a adoção do projeto de lei climática que instala um sistema de cap-and-trade para reduzir as emissões de combustíveis fósseis até 2050.

O edifício do legislativo foi fechado durante o fim de semana depois de ameaças de uma milícia armada de direita que apoia os republicanos.

Para a Associated Press, os políticos estão esticando a corda demasiadamente: “A bancada minoritária republicana quer ver o plano enviado aos eleitores ao invés de ser instituído pelos legisladores, mas as negociações com os democratas entraram em colapso, o que levou à fuga”.

O GQ adiciona: “Desde que fugiu, o Partido Republicano do Oregon tem assumido uma atitude desafiadora. O líder republicano do Senado estadual, Herman Baertschiger Jr., disse: ‘Não vamos ficar de braços cruzados e ser intimidados pelo partido da maioria por mais tempo’. Outro senador, Brian Boquist, foi muito mais explícito ao dizer para a polícia ‘enviar os solteiros e vir fortemente armada. Eu não serei um prisioneiro político'”.

Os republicanos não estão apenas segurando o plano climático, mas também uma parcela significativa do orçamento estadual, incluindo o financiamento para as agências estaduais de saúde, assistência social e educação superior.

Enquanto isso, a governadora do Oregon, Kate Brown, ordenou à polícia estadual que reúna os 11 senadores fugidos: “É hora dos republicanos aparecerem e fazerem o trabalho para o qual foram eleitos”.

 

ClimaInfo, 25 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)