Desmatamento e estradas na bacia do Congo

bacia do congo

A dinâmica que envolve abrir estradas para a extração de madeira e, posteriormente, o aumento do desmatamento, não é uma jabuticaba – é um dos principais vetores do processo também na bacia do Congo.

Em um trabalho publicado na Nature, pesquisadores apontam que, entre 2000 e 2017, as taxas de desmatamento em um raio de 1 km contado a partir do eixo das estradas, as taxas de desmatamento aumentaram acentuadamente, e estas foram mais elevadas nas estradas antigas, mais baixas nas estradas abandonadas e, geralmente, mais elevadas fora das concessões madeireiras. As estradas abandonadas correspondem a 44% da malha existente dentro das áreas de concessão, mas elas continuam lá, como veias abertas no meio da mata.

Fora dessas áreas, o desmatamento acontece predominantemente nas pequenas propriedades que cortam a floresta para abrir mais espaço.

Um artigo publicado na Science no ano passado explica essa dinâmica. A Mongabay comentou este trabalho dizendo que há uma perspectiva sombria de desaparecimento da floresta até o final do século.

A floresta tropical na bacia do Congo cobre uma área de 3 milhões de km2 e é a segunda maior do mundo. Dez países têm parte ou toda sua área no interior da bacia.

 

ClimaInfo, 27 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)