Japão apresenta sua estratégia climática de longo prazo

Japão estratégias

O Japão apresentou oficialmente sua estratégia de longo prazo à Convenção Clima (UNFCCC) ontem, logo antes da cúpula dos líderes do G20. Segundo analistas, a estratégia é bastante conceitual e não é suficientemente ambiciosa para atingir a meta de 1,5°C do Acordo de Paris.

O objetivo final anunciado é o de alcançar uma “sociedade descarbonizada”. O texto não estabelece um cronograma específico para tal, mas sim um vago “o mais cedo possível na segunda metade deste século”, embora prometa tomar medidas para a “redução das emissões de gases de efeito estufa em 80% até 2050” (a meta de 80% não tem um ano base a ser tomado como referência).

A estratégia não faz qualquer referência à eliminação progressiva do carvão, o que analistas dizem que é resultado da oposição da indústria, e confia na “inovação” e dá ênfase ao uso de hidrogênio combustível e à captura de carbono, tanto para utilização (CCU ou reciclagem de carbono) quanto para a estocagem geológica (CCS).

A Iniciativa Climática do Japão (aliança de empresas, governos subnacionais e universidades) reagiu exigindo mais ambição e liderança por parte do Japão, abandono gradativo do carvão e mais investimentos em energia renovável.

Um sumário da estratégia japonesa pode ser lido aqui.

 

ClimaInfo, 28 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)